Você já sentiu dor na parte anterior do joelho ou conhece alguém que já sentiu? Uma das possíveis causas pode ser a famosa tendinite patelar, também conhecida como “joelho de saltador”.
![](https://static.wixstatic.com/media/fc257d_eec79ae1c74945f2ae6251e1582e8bec~mv2.png/v1/fill/w_930,h_938,al_c,q_90,enc_avif,quality_auto/fc257d_eec79ae1c74945f2ae6251e1582e8bec~mv2.png)
O que é?
A tendinite é um processo inflamatório que acomete os tendões, nesse caso o tendão patelar, que se localiza na parte inferior da patela que tem um papel crucial no movimento do joelho, ajudando a estender a perna e absorver impacto durante atividades físicas e diárias.
A dor no joelho pode surgir apenas no início de uma atividade física ou logo após exercícios intensos. Com o passar do tempo, ela se agrava, tornando difícil a prática de esportes sem dor. Além disso, a dor começa a atrapalhar tarefas do dia a dia, como subir escadas ou se levantar da cadeira.
Causas:
Pode ser causada por diversos fatores como:
- Esforço repetitivo como por exemplo atividade física em excesso;
- Sobrecarga no joelho;
- Má progressão de carga entre outras causas.
Sintomas:
O principal sintoma é dor na região anterior do joelho logo abaixo da patela durante movimentos que exijam esforço da articulação.
Como tratar?
A fisioterapia é de extrema importância em casos de tendinite, o tratamento conservador feito através de exercícios de fortalecimento para o quadríceps (coxa), principal músculo da perna e responsável por diminuir a sobrecarga no joelho é padrão ouro. Também podemos usar recursos eletrofísicos para diminuir o processo inflamatório e a dor como correntes elétricas e laser.
Como prevenir?
A fisioterapia é um excelente caminho para a prevenção de possíveis lesões através de uma avaliação detalhada e profissionais capacitados na Marchioni Fisioterapia. A prevenção da tendinite patelar é baseada em evitar sobrecargas no tendão e fortalecer os músculos que dão suporte ao joelho.
É fundamental progredir gradualmente na intensidade dos exercícios e adotar técnicas corretas nos movimentos. Por fim, fique atento aos primeiros sinais e sintomas de desconforto no joelho e dê ao seu corpo o descanso necessário para evitar complicações.
コメント