top of page

Torci o tornozelo, e agora?

marchionifisio

A torção de tornozelo é uma das lesões mais comuns, ocorrendo frequentemente durante atividades físicas, mas também em situações do nosso dia-a-dia, como um simples tropeço ou um passo em falso. Quando o tornozelo é torcido, os ligamentos que o sustentam podem ser lesionados, rompendo de forma parcial ou total dependendo da gravidade da lesão. Nesse cenário, surgem muitas dúvidas sobre o que fazer em seguida. Se você se encontra nessa situação, continue lendo para entender melhor os cuidados essenciais e os passos para uma recuperação eficiente!



Todas as pessoas podem ter essa lesão?

Sim, desde atletas amadores ou profissionais até pessoas em suas atividades dia-a-dia.


O Que Acontece Quando Você Torce o Tornozelo?

Uma torção no tornozelo ocorre quando o pé gira de forma inesperada e excessiva, forçando os ligamentos do tornozelo além de seus limites normais. Isso pode causar uma série de sintomas, como:

  • Dor local, que pode piorar ao caminhar ou ao apoiar o peso no pé

  • Inchaço

  • Hematomas (roxo) na região afetada

  • Dificuldade em mover o pé ou fazer movimentos normais

  • Dificuldade em utilizar novamente salto alto


Qual exame fazer?

O diagnóstico da entorse de tornozelo é feita principalmente de forma clínica, ou seja, o médico e o fisioterapeuta irão avaliar e realizar testes específicos para chegar no diagnóstico. Após essa avaliação, pode ser solicitado exames complementares para confirmar ou descartar a possibilidade de lesões mais graves ou lesões associadas. Os dois exames mais solicitados para verificar a condição e grau de lesão são: raio x e a ressonância magnética.


Recuperação e Reabilitação

A recuperação de uma torção de tornozelo pode levar de algumas semanas ou até mesmo meses e o tempo depende da gravidade da lesão. Para uma recuperação eficaz, siga as orientações do seu médico e fisioterapeuta.


Como tratar?

O tratamento varia de acordo com o tipo e o grau da lesão, sendo na maioria das vezes conservador, ou seja, sem cirurgia.

A fisioterapia é fundamental, em todos os níveis de lesões, ajudando a fortalecer os músculos ao redor do tornozelo, além de melhorar a flexibilidade e evitar lesões futuras, tendo como objetivo priorizar a reabilitação do paciente para retomar as suas atividades diárias ou esporte sem dor ou qualquer tipo de déficit por consequência da lesão.


O tratamento inclui:

-Diminuição de edema (inchaço);

-Restauração de amplitude de movimento;

-Otimizar a cicatrização;

-Melhora da dor;

-Ativação da musculatura estabilizadora;

-Periodizar e administrar o controle de cargas;

-Planejar retorno ao esporte com segurança.


As sessões podem contar com crioterapia para redução de edema, laserterapia para melhora da cicatrização do tecido acometido, eletroterapia para ativação neuromuscular, além de exercícios específicos para reequilíbrio da musculatura e treinamento do gesto esportivo.


Quando posso voltar ao esporte?

O retorno ao esporte depende da reavaliação médica e fisioterapêutica, respeitando o tempo de reabilitação e cicatrização do ligamento, apresentando boa evolução nas sessões de fisioterapia além da melhora progressiva da dor e função para um retorno seguro ao esporte!


Sabemos que torcer o tornozelo pode ser doloroso e frustrante, mas com os cuidados certos e uma abordagem consciente, a recuperação pode ser rápida e completa. Siga as recomendações e foque na reabilitação para voltar com força total às suas atividades.


Lembre-se sempre de prevenir lesões futuras com bons hábitos e cuidados regulares!



Entre em contato com a nossa equipe e retorne mais rápido ao seu esporte!





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Marchioni Fisioterapia 

Unidade Vila Madalena: Rua Purpurina, 538

Unidade Jardins: Rua Augusta, 2015

Atendimento Domiciliar

(11) 95649-3110

@Marchioni.Fisio

Marchioni.fisio@gmail.com

bottom of page