Você fez um treino intenso e está com dores? Entenda se é normal ou uma lesão
- marchionifisio
- 14 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de mar.
Você já saiu da academia ou do treino sentindo dores musculares e ficou na dúvida: "será que me machuquei?" Essa é uma pergunta muito comum entre praticantes de atividade física, e a resposta pode ser sim e não ao mesmo tempo!

Após uma sessão de exercícios intensos ou um novo estímulo muscular, é comum sentir dor ou rigidez na musculatura utilizada. Essa sensação começa entre 12 e 24 horas após o treino, atinge seu pico entre 24 e 72 horas e pode durar até 7 dias. Mas afinal, isso é uma lesão muscular?
DOR MUSCULAR TARDIA É UMA LESÃO? SIM, MAS SEM PÂNICO!
A dor muscular tardia (DMT) é classificada como uma lesão muscular de grau 1, pois envolve microlesões nas fibras musculares. No entanto, é um processo fisiológico normal de adaptação do corpo ao treinamento, sem comprometer sua função.
Por outro lado, lesões musculares de graus mais avançados envolvem uma maior descontinuidade das fibras musculares e podem causar dor mais intensa, hematomas, sensação de pontada ou queimação e até mesmo perda parcial da função muscular.
Se você percebe que sua dor persiste por mais de 7 dias, está muito intensa ou associada a inchaço e dificuldade de movimentação, procure nossa equipe para uma avaliação detalhada e condutas específicas para sua recuperação.
POR QUE ESSA DOR ACONTECE?
A dor muscular tardia está ligada ao aumento da carga no treino ou à realização de novos estímulos musculares. Um dos principais fatores é a contração excântrica, que ocorre quando o músculo trabalha sob alongamento, gerando grande tensão muscular.
PRECISO EVITAR A CONTRAÇÃO EXCÊNTRICA?
Definitivamente não! Apesar de estar associada à dor muscular tardia, a contração excântrica é essencial para o fortalecimento e a prevenção de lesões. Um programa de treino bem estruturado e uma periodização específica ajudam a reduzir os sintomas e melhoram sua performance.

COMO ACELERAR A RECUPERAÇÃO MUSCULAR?
Se você está com dor intensa e tem um campeonato ou um treino importante no dia seguinte, não precisa entrar em desespero! Nossa equipe pode ajudar!
Na Marchioni Fisioterapia, contamos com o Recovery, um conjunto de técnicas específicas para otimizar a recuperação muscular, aliviar a dor e melhorar a circulação sanguínea e linfática. Esse protocolo é ideal para quem deseja acelerar a recuperação e voltar ao esporte o mais rápido possível.

QUANDO PROCURAR UM FISIOTERAPEUTA?
Se a dor persistir por mais de 7 dias;
Se houver dificuldade para se movimentar;
Se sentir pontadas, queimação ou notar hematomas;
Se quiser otimizar sua recuperação muscular e prevenir futuras lesões.
Não ignore sua dor! Agende uma avaliação em nossa clínica e garanta um retorno seguro e eficiente para sua rotina esportiva!
Julia Aguiar
Comments